Argamassa Kerakoll Polivalente 7 em 1 Cinza 20Kg
Argamassa de Alta Performance Polivalente 7 em 1 Kerakoll - Cinza
Argamassa colante para assentamento de cerâmicas, porcelanatos, pedras naturais, pastilhas de porcelana e de vidro em áreas internas e externas. Aplicável também para Piso sobre Piso (sobreposições) e assentamento em DryWall.
PLUS PRODUTO
• Cerâmicas, porcelanatos, porcelanatos slim e pedras naturais
• Pastilhas de vidro e de porcelana
• Assentamento até 140x140 cm
• Sobreposições até 140x140 cm
• Piscinas aquecidas e saunas
• Fachadas até 6 metros de altura e peças até 40x40 cm
• Pisos, paredes e drywall
CAMPOS DE APLICAÇÃO
Destinos de utilização: Argamassa colante para assentamento cerâmicas, porcelanatos, porcelanatos slim, pedras naturais, pastilhas de porcelana e de vidro, até 140 x 140 cm, em pisos e paredes, em áreas internas e externas. Também aplicável em piscinas frias e aquecidas, saunas, faces externas de estufas, de churrasqueiras, de fornos e/ou de lareiras e faces rígidas de gesso acartonado. Garanta que a base esteja sarrafeada ou desempenada, firme, resistente e curada.
Aplicável a piso sobre piso (sobreposições) até 140 x 140 cm, áreas internas e externas, pisos e paredes, exceto fachadas. Veja as recomendações de preparação da base antes do assentamento.
Cerâmicas, porcelanatos, pedras naturais, pastilhas de porcelana e de vidro, até 40 x 40 cm em fachadas, limitado a 6 metros de altura, conforme recomendações da NBR 13.755.
Bases de aplicação: Concreto, blocos de concreto, blocos cerâmicos, contrapisos e gesso acartonado. Não indicado para - ardósia, superfícies impermeabilizadas, pintadas, enceradas, engorduradas e/ou úmidas;
- superfícies / substratos que cheguem a temperaturas inferiores 0 °C ou superiores a +70 °C;
- não aplicar sob temperaturas abaixo de 0 °C ou acima de +40 °C
INDICAÇÕES DE USO
Cuidados com a base de aplicação
A base de aplicação deve estar isenta de quaisquer tipos de contaminações (ceras, poeiras, gorduras, fungos, graxas, oleosidade ou desmoldantes) que prejudiquem a aderência da argamassa colante.
A base/emboço deve estar plana (o), sarrafeada (o), limpa (o) e firme.
Não aplicar em superfícies com umidade constante, vazamentos ou infiltrações, sem que antes estes problemas sejam resolvidos.
Não aplique a argamassa colante em bases/emboços de aplicações previamente pintadas ou enceradas.
A temperatura da base no momento da aplicação deve estar entre +5 °C e +30 °C.
A base de aplicação deverá estar bem porosa para maior aderência da argamassa colante.
Não é necessário umedecer a superfície para aplicação da argamassa, todavia, em locais sujeitos a ensolação, ventilação e ambientes com temperaturas superiores a +40 °C, a base deve ser umedecida, porém sem encharcá-la.
Preparo do produto
O recipiente de mistura deve estar limpo e ser estanque (sem vazamento). Prepare as quantidades suficientes para serem utilizadas no máximo em 2 horas, tomando o cuidado de misturá-las periodicamente, sem adicionar água. Adicione a quantidade de água indicada na Tabela de Dados Técnicos deste documento e não altere a quantidade de água em mais de 5% (para mais ou para menos). Misture vigorosamente o pó com água, preferencialmente com um misturador, até obter uma pasta homogênea e isenta de grumos secos. Deixe descansar por 10 minutos e remisture sem adicionar mais água. Determine o tempo em aberto antes de iniciar a aplicação.
Tempo em aberto
Devido às variações de absorção da base onde será aplicada a argamassa e das condições climáticas (vento, calor e umidade relativa do ar) é importante estabelecer o tempo em aberto, antes do início da aplicação, utilizando o seguinte procedimento:
- aplica-se uma camada de argamassa colante em cordões sobre a superfície onde se vai trabalhar
- a cada 5 minutos assenta-se uma peça cerâmica sobre a argamassa e assim sucessivamente no tempo compreendido de 5 e 20 minutos após a aplicação da argamassa sobre a base
- destacam-se as peças cerâmicas assentadas e verifica-se no verso destas o quanto de argamassa ficou impregnada
- considere um tempo em aberto aceitável e seguro para se trabalhar
- ocorrendo alterações climáticas significativas durante o dia, repita este procedimento mais vezes.
OBS: em condições normais (isento de vento e outras intempéries), o tempo em aberto da argamassa deve ser de
aproximadamente 20 min.
Aplicação
Após aplicar uma camada de argamassa com o lado liso da desempenadeira, passe o lado dentado sobre a argamassa em um ângulo de 60° em relação à base. Abra pequenos panos (áreas) de argamassa sobre a superfície: no máximo 1 m² (variável dependendo do ambiente, temperatura e umidade relativa do ar). O excesso de argamassa retirada ao passar o lado dentado da desempenadeira pode ser reutilizado, adicionando-o ao material já preparado. Peças com superfícies porosas e/ou rugosas devem ser protegidas, para não haver impregnação de argamassa nos poros.
OBS: Verifique sempre os dentes da desempenadeira, se o desgaste for maior que 1 milímetro, refaça-os ou substitua a mesma.
Proteja as peças de alumínio, bem como as decoradas com metais preciosos, pois este produto contém em sua composição materiais abrasivos que podem manchá-las ou riscá-las.
Aplicação piso sobre piso (sobreposições)
Em aplicações horizontais, recomenda-se o lixamento superficial das peças para melhor promoção de adesão da argamassa e garantia de remoção de esmaltes, sujeiras e/ou outros componentes que causarão patologias posteriormente.
Em aplicações verticais, é obrigatório o lixamento superficial das peças para garantir a promoção de adesão da argamassa.
Realizar colagem dupla em todas as aplicações de sobreposição.
No caso de revestimentos antigos, certifique-se de que as peças estão firmes e regulares, sem defeitos de planeza, sem
trincamentos ou com som oco. Se necessário, faça reparos antes da aplicação.
Proteja o piso/revestimento recém aplicado das intempéries.
Assentamento
Pressione as peças sobre os cordões paralelos, com movimentos de vai e vem, fazendo-as deslizar até chegar a sua posição de alinhamento. Utilize um martelo de borracha ou ventosa vibratória para melhores resultados e garantia de cobertura.
Próximo às paredes e no encontro parede/piso, deixe juntas de dessolidarização mínimas de 5 mm, além de respeitar as juntas de movimentação.
No assentamento deve se observar a necessidade de juntas de movimentação e camada de separação segundo orientação das normas NBR 13753, NBR 13754 e NBR 13755.
Retire os excessos de argamassa das juntas ainda no estado fresco, para facilitar o posterior processo de rejuntamento. Para o assentamento do rodapé observe junta de no mínimo 5 mm do piso assentado para facilitar o posterior rejuntamento.
Limpeza
Limpe os restos de argamassa da superfície das peças cerâmicas em no máximo 15 minutos após o assentamento com uma esponja de espuma umedecida em água limpa e fria. Nunca utilize ácidos para a limpeza.
OUTRAS INDICAÇÕES
Verifique se as peças cerâmicas estão isentas de pó branco (engobe) no verso ou outras impurezas que prejudiquem a aderência da argamassa.
Peças cerâmicas que tenham empeno/deformação do tipo negativo (u) devem ser descartadas.
Peças cerâmicas que tenham empeno/deformação do tipo positivo (n) devem ser preenchidas com argamassa com o lado liso da desempenadeira, para evitar a falta de argamassa entre a base de aplicação e a peça cerâmica. Usar o mesmo procedimento para peças com ranhuras superiores a 1 milímetro (camada dupla).
Durante o assentamento as juntas são obrigatórias, portanto siga as orientações do fabricante da cerâmica e das normas NBR 13753, NBR 13754 e NBR 13755.
Para assentamento em fachadas, é obrigatório o atendimento à norma ABNT NBR 13755.
Avaliações
Deixe seu comentário e sua avaliação